quarta-feira, 23 de abril de 2014

Educomunicar é preciso

No Brasil o termo Educomunicação nasceu no Núcleo de Comunicação e Educação da Universidade de São Paulo (USP) na década de 90, e ganhou significado a partir de 1997.
Hoje, graças ao avanço tecnológico, e a inserção dos educandos no ambiente digital desde pequenos, a lousa e o giz não são mais suficientes para ensinar.
Os professores, por sua vez, devem entender como lidar com o perfil desta nova geração de alunos. Segue abaixo um perfil predominante dos alunos pertencentes à geração digital. A pesquisa foi realizada pela Columbia University:
Dados levantados na pesquisa:
·   O professor, geralmente, fala de 100 a 200 palavras por minuto; os alunos escutam apenas 50 a 100 palavras.
·   Alunos se mantêm atentos apenas 40% do tempo total da aula;
·   Estudantes retêm aproximadamente 70% do que eles escutam nos primeiros 10 minutos de aula e somente 20% do que é dito nos últimos 10 minutos

·   Usar imagens que ilustrem as falas ajuda a aumentar atenção dos alunos em até 38%.
 


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